quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tese| As aventuras do corpo: dos modos de subjetivação às memórias de si em revista impressa.

Por Thiago Silva
Para completar o lançamento de nosso blog, divulgamos a tese de doutorado do Prof. Dr. Nilton Milanez. A tese, intitulada “As aventuras do corpo: dos modos de subjetivação às memórias de si em revista impressa”, foi desenvolvida sob orientação da Profa. Dra. Rosário Gregolin e defendida no ano de 2006.


Sobre o autor:
O professor Nilton Milanez possui pós-doutorado (PDE/CNPq) em discurso, corpo e cinema na Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Professor Titular em Análise do Discurso do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara com doutorado-sanduíche na Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade e no Programa de Mestrado em Linguística na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Lider do GRUDIOCORPO/CNPq - Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo e coordenador do Labedisco/UESB - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo. Mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara (2002). Especialização em Análise do Discurso pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), graduação em Língua Inglesa - Tradução - pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988).). Tem experiência na área de Lingüística, Literatura e Ensino com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, imagem fixa e em movimento, memória, sujeito e cinema de horror.

Acesse o site do Labedisco, liderado por Nilton Milanez:

Resumo da tese:

Esta tese investiga o corpo nos lugares que ele se dá a ver como exercício de poder, resistências e liberdades, tomados como acontecimento e memória, numa rede discursiva que faz emergir a nossa história do presente. Para tanto, a partir dos postulados de Michel Foucault, sob a ótica da Análise do Discurso, tratarei da exposição do corpo e seus prolongamentos na mídia, discutindo os jogos enunciativos que envolvem técnicas corporais, práticas médicas e sua legitimação por meio da materialidade lingüística e imagética, veiculados, especificamente, na revista Superinteressante. Nesse sentido, esse estudo questiona o pertencimento do corpo diante do Yoga como prática discursiva, as experimentações laboratoriais com animais e seu regime de verdade, o sujeito face à Aids entre doença e história. Portanto, as regularidades, lógicas e estratégias que a mídia traz à tona exprimem regimes de práticas, programações de conduta e prescrições em relação aos efeitos de codificação dos sentidos e dos efeitos de verdade, isto é, a constituição da arte da existência como identidade do sujeito contemporâneo.


# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web-série| AD com Michel Foucault

Web-série| AD com Michel Foucault
Primeira temporada