quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tese | A genealogia do patrimônio em São Luís: da Athenas a capital da diversidade

Leia a tese de doutorado da Profa. Conceição de Maria Belfort de Carvalho. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin. 


RESUMO : Análise da produção de identidades em São Luís, Maranhão. Busca-se compreender, por meio da genealogia foucaultiana, como se constituiu, histórica e discursivamente, uma simultaneidade de identidades, que nomeiam, atualmente, a “São Luís da diversidade”, a partir do conceito de patrimônio cultural, edificado por várias práticas discursivas. Faz-se uma análise de diversos discursos, buscando a emergência de acontecimentos que os fabricaram e criaram São Luís como Athenas Brasileira, como Manchester do Norte, como Jamaica, e, atualmente, como diversidade (num espaço que reúne a multiplicidade, onde tudo acontece ao mesmo tempo, agora). O corpus assinala a longa duração histórica recortada nesta pesquisa (séculos XVIII-XXI). Em cada momento da irrupção do discurso de “patrimônio” ele se materializa em textos e suportes de diferentes naturezas: livros e imprensa ilustram práticas discursivas que constroem a identidade de Athenas Brasileira (séculos XVIII-XIX); leis, documentos oficiais, documentos fotográficos registram o epíteto Manchester do Norte (início do século XX); várias mídias – impresso, outdoors, planfletos, busdoors – na atualidade, destacam uma simultaneidade de identidades. A pesquisa orienta-se pela proposta teóricometodológica adotada pela Análise do Discurso de base foucaultiana, na direção que é dada no Brasil pelos trabalhos de Gregolin (2004), Sargentini e Navarro-Barbosa (2004), Fernandes (2007) e nas preocupações de um grupo de pesquisadores, que vêm, a partir da AD, pensando as identidades maranhenses (CRUZ, 2005; SANTOS, 2002; MATOS, 2002; CARVALHO, 2001). Para a constituição histórico-discursiva de uma “São Luís da diversidade”, a pesquisa parte da genealogia do conceito de patrimônio, destacando duas concepções que o performaram enquanto um elemento constitutivo de identidade: o patrimônio material e o patrimônio imaterial. As representações discursivas sobre patrimônio em São Luís situam-se em torno do conceito de patrimônio imaterial, a partir da construção de uma identidade que se ancora no discurso literário e que valoriza a terra e o homem maranhense: a de São Luís como Athenas Brasileira. A identidade de Manchester do Norte vai sendo edificada em leis, documentos (materializados nos Códigos de Posturas), fotografias, a partir do desejo de modernização, que tem no disciplinamento do espaço e do corpo, por meio de reformas urbanísticas, sua principal forma de organização. O conceito de patrimônio cultural, à luz da pós-modernidade, vai ganhando contornos que alcançam dimensões mais amplas, materializando-se no imaterial, em mecanismos de preservação, que envolvem a cultura e a memória. Num movimento sincrônico de construção identitária, a globalização e a cultura de massa reconfiguram o popular, valorizando-o e provocando a emergência de uma outra identidade, a de Jamaica Brasileira. Festas como bumba-meu-boi, tambor-de-crioula, cacuriá mobilizam o funcionamento da concepção de patrimônio e se inserem em novos padrões contemporâneos de um mercado capitalista, na contemporaneidade, segundo a qual todas as culturas têm abrigo e produzem a emergência de uma São Luís da diversidade, que por meio do discurso midiático, se insurge no limiar do século XXI como uma capital onde todas as culturas se encontram.  
Palavras-chave: Patrimônio Material e Imaterial. São Luís. Discurso. Genealogia. Diversidade.  

Leia o trabalho completo


Sobre a autora

Conceição de Maria Belfort de Carvalho   possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Especilaização em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Professora da Universidade Federal do Maranhão. Professora do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (Nível Mestrado).Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nas áreas: Gestão do turismo, Patrimônio cultural e Pesquisa em Turismo. Projetos aprovados com recursos financeiros: SÃO LUÍS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE: a dualidade da interação entre turistas e o espaço da cidade Edital Universal CNPQ/2014; Projeto Empreendedorismo Cultural no Bairro da Madre Deus financiado pelo CNPQ/Ministério da Cultura-Edital 80; Projeto de Pequisa "O processo de implantação da instância de Governança em São Luís: entraves e possibilidades", aprovado pelo Edital Universal Fapema-2012 e pelo Edital de Curta Duração FAPEMA 2012; Projeto "Aprendendo e Emprendendo com o Turismo" com recursos provenientes do Edital 05/2010 do Ministério da Educação; Projeto "Agita Olho d'Água", aprovado com recursos do Banco da Amazônia, EDITAL DE PATROCÍNIOS 2012; Projeto "Aprendendo e Emprendendo com o Turismo - versão 2012, aprovado com recursos do Banco da Amazônia , EDITAL DE PATROCÍNIOS 2012; Projeto "Arranjos Produtivos Locais - Mójo" aprovado pelo Edital 04/2013 do Ministério da Educação; Projeto "Formação de Agentes Culturais" aprovado pelo Edital Nº.21 Bex - FAPEMA 2012. Atualmente é professora permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão- UFMA
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web-série| AD com Michel Foucault

Web-série| AD com Michel Foucault
Primeira temporada