segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Tese | Práticas de leitura contemporâneas: representações discursivas do leitor inscritas na revista Veja

Leia a tese de doutorado da Profa. Dra. Luzmara Curcino. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto. 


RESUMO 

Na contemporaneidade, a mídia ocupa um dos lugares centrais de produção e circulação de discursividades. Tendo em vista que o objetivo fundamental deste trabalho consiste na reflexão e na análise de representações de práticas de leitura contemporâneas, fomos conduzidos a apreendê-las na mídia, justamente pelo fato de que em seu interior é produzida, formulada e veiculada uma ampla gama dos discursos que caracterizam a sociedade contemporânea em suas práticas e em suas representações. Fundamentados na teoria da Análise do Discurso e em princípios da História Cultural, procuramos identificar algumas representações de práticas de leitura contemporâneas inscritas na revista impressa Veja. Iniciamos nossas reflexões, com um breve trajeto que percorre diferentes concepções ocidentais da leitura, do século XVI aos dias atuais, de modo que pudéssemos situar nossa própria prática de leitura. Em seguida, ponderamos sobre a noção de materialidade discursiva, a partir das considerações empreendidas por Michel Pêcheux, Michel Foucault, Roger Chartier e Jean-Jacques Courtine. Focalizamos o alcance e as eventuais limitações dessa noção, com vistas a propor uma ampliação de seu escopo, de modo que nos fosse possível depreender e tentar compreender algumas representações de práticas de leitura inscritas nessa materialidade. As representações discursivas do leitor apreendidas, sobretudo, por meio das análises que incidiram sobre a formulação e a circulação, remeteram-nos inevitavelmente aos processos histórico-ideológicos de constituição dos discursos: o olhar apressado que percorre a página é tocado insidiosa e insistentemente pela aceleração dos ritmos de vida das democracias capitalistas. 

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso. História Cultural. Materialidade Discursiva. Práticas de Leitura. 

Leia o trabalho completo.


Sobre a autora:

Luzmara Curcino é graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e mestre (2003) e doutora (2006) na área de Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr). Realizou estágio de doutoramento (bolsa sanduíche), em 2005, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). É professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e atua nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição atuando nas linhas de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e "Linguagem e Discurso". Coordena o LIRE - Laboratório de estudos Interdisciplinares das Representações do Leitor brasileiro contemporâneo. Atua na Coordenação da Área de Letras junto ao PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de discurso, e na área de Ensino de língua materna. Atua principalmente na área de Formação inicial de professores e com História e ensino de práticas de escrita e de leitura.




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