quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tese| Os entre-lugares do sujeito e da escritura em Arnaldo Antunes

Leia a tese de doutorado do Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin.
 

Rio: o ir. Por Arnaldo Antunes

RESUMO 
Este trabalho destina-se ao estudo dos procedimentos de escritura e autoria na produção poética de Arnaldo Antunes, cuja poesia, configura-se como um espaço de confluência de diferentes linguagens (visual, sonora, verbal) e formas de veiculação (livro, vídeo, CD, corpo), elementos desencadeadores de sua linguagem poético-musical. Na obra desse poeta, a prática de escritura não se limita somente a citações de outros textos (externos), mas também de movimentos internos à própria obra, por meio de citações, deslocamentos e apropriações que o poeta efetua para a composição de outro texto. Da fusão entre o verbal, o visual e o sonoro, bem como das desconstruções da palavra e do verso realizadas, merece destaque os movimentos intertextuais efetuados dentro de sua própria obra. A alternância de suporte (livro, vídeo ou encarte de CD) permite obter diferentes efeitos de sentido de um mesmo poema, pois, além da diferença do suporte, existem as modificações realizadas na materialidade do texto. Nesse deslocamento interno, há alterações da disposição gráfica dos poemas, permitindo ao texto re-significar ao mudar de contexto (suporte). Para a estruturação deste trabalho, dividimo-lo em quatro etapas: análise dos textos de Antunes com base na noção de devir-criança, concebida por Gilles Deleuze; apresentação teórica do conceito de suporte, a partir de Roger Chartier, e sua aplicabilidade para a leitura dos poemas e canções do referido autor; discussão do conceito de subjetividade, desenvolvido por Michel Foucault, com o objetivo de perceber as metamorfoses do sujeito na poesia de Antunes; por último, tratamos das questões de autoria e escritura, que, de alguma maneira envolvem os tópicos anteriores, como tentativa de empreender um outro gesto de leitura da/na poética de Antunes. Portanto, neste estudo, buscamos analisar os movimentos de escritura poética praticados por Antunes que, ao construir e reconstruir seus próprios textos, instaura uma prática circular em que a obra dobra sobre si mesma, construindo procedimentos de autoria que merecem uma reflexão detalhada. 
PALAVRAS-CHAVE: Autor; Escritura; Suporte; Devir-criança; Arnaldo Antunes 


Leia o trabalho completo


Sobre o autor:

Antônio Fernandes Júnior possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Letra de Musica e Poesia no Brasil; Arnaldo Antunes; autoria e suporte de textos; poesia e infância;práticas de subjetivação e construção do sujeito na atualidade. 
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