Tese| Da invenção à inversão do autor : copyleft, all rights reversed
Leia a tese de doutorado do Profa. Dra. Maíra F. M. Nunes. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin.
RESUMO
Esta tese examina o copyleft como
acontecimento discursivo que deflagra as oscilações sofridas pelo dispositivo
da autoria na contemporaneidade, sucedidas de uma complexidade de fatores
históricos, que contemplam desde o advento de um novo suporte de difusão de
obras até as transformações nas relações de saber e poder que interferem no seu
funcionamento. A obra em suporte digital experimenta novas dinâmicas: as formas
de publicação e distribuição em rede subvertem a estética da originalidade foi
decisiva para a identidade do “autor proprietário”. Assim também, o século XX
convive com a emergência de campos de saber que atenuam os efeitos de verdade
que sustentaram a fabulação do autor moderno. Acionamos a metodologia da
Análise do Discurso de vertente francesa, segundo a qual o regime de autoria
não é jamais uma relação de propriedade entre indivíduos e produção de
linguagem, a fim de investigar a autoria na perspectiva discursiva.
Interessa-nos pensá-la enquanto dispositivo que governa a circulação dos
discursos em determinadas condições históricas, a partir de relações de
poder-saber e dos modos de subjetivação que o constituem.
Palavras-chaves: Copyleft;
acontecimento discursivo; função-autor
Maíra F. M. Nunes é professora do curso de Comunicação
Social da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em
Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Mestrado em
Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutorado em
Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2010). Cumpriu Estágio
de Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em
Portugal (2008). Tem experiência na área de Comunicação e Lingüística, com
ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas:
novas tecnologias da comunicação e autoria; estudos de gênero, sexualidade,
mídia e discurso.