quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Tese| Da invenção à inversão do autor : copyleft, all rights reversed

Leia a tese de doutorado do Profa. Dra. Maíra F. M. Nunes. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin. 


RESUMO
 Esta tese examina o copyleft como acontecimento discursivo que deflagra as oscilações sofridas pelo dispositivo da autoria na contemporaneidade, sucedidas de uma complexidade de fatores históricos, que contemplam desde o advento de um novo suporte de difusão de obras até as transformações nas relações de saber e poder que interferem no seu funcionamento. A obra em suporte digital experimenta novas dinâmicas: as formas de publicação e distribuição em rede subvertem a estética da originalidade foi decisiva para a identidade do “autor proprietário”. Assim também, o século XX convive com a emergência de campos de saber que atenuam os efeitos de verdade que sustentaram a fabulação do autor moderno. Acionamos a metodologia da Análise do Discurso de vertente francesa, segundo a qual o regime de autoria não é jamais uma relação de propriedade entre indivíduos e produção de linguagem, a fim de investigar a autoria na perspectiva discursiva. Interessa-nos pensá-la enquanto dispositivo que governa a circulação dos discursos em determinadas condições históricas, a partir de relações de poder-saber e dos modos de subjetivação que o constituem.

Palavras-chaves: Copyleft; acontecimento discursivo; função-autor


Maíra F. M. Nunes é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2010). Cumpriu Estágio de Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Portugal (2008). Tem experiência na área de Comunicação e Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias da comunicação e autoria; estudos de gênero, sexualidade, mídia e discurso.
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web-série| AD com Michel Foucault

Web-série| AD com Michel Foucault
Primeira temporada