Dissertação| Análise do discurso fílmico pela lente foucaultiana: uma arquegenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro
Leia a Dissertação de Mestrado do Prof.Doutorando Rafael da Col. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin.
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Fonte: Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, Daniel. 2014) |
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo geral de analisar procedimentos discursivos que criam
subjetivações de personagens homossexuais no cinema brasileiro, verificando a
emergência dessa identidade a partir dos anos 1980. Esse objetivo nos leva também a
investigar as condições de possibilidade que permitiram transformações da representação
do homossexual que abrangem desde um momento em que era silenciado até a sua
visibilidade no contemporâneo. Nosso corpus de análise foi constituído a partir do critério
de momentos de ruptura que fizeram emergir distintas representações do homossexual,
em quatro (4) filmes, que são: O Beijo no Asfalto (1980), Carandiru (2003), Madame
Satã (2001) e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014). Sob a luz da Análise do Discurso
derivada dos estudos de Michel Foucault, pretendemos analisar as práticas discursivas,
numa perspectiva arqueogenealógica, a fim de perceber as relações de poder na
historicidade desses enunciados. Também são importantes trabalhos de pesquisadores
brasileiros sobre discursividade e cinema como os de Milanez (2014) e Xavier (2003;
2008). Com esses pressupostos teóricos, analisaremos a interdiscursividade das imagens
que evidencia transformações da identidade do homossexual, delineando um movimento
que vai das margens da sociedade para o seu centro, da falta ao excesso, em consonância
com mutações políticas e sociais que ensejaram o aparecimento de novas discursividades.
Assim, verificamos a normalização da identidade homossexual para que seja possível
constituir um filme no cenário nacional, seguindo os padrões sociais de virilidade e
deixando o homossexual afeminado nas denominadas heterotopias de desvio como a
prisão e o bordel. Em suma, o homossexual passa do apagamento para uma
hipervisibilidade das relações homoafetivas dentro do cinema nacional a partir dos anos
2000. No entanto, é possível verificar diversas articulações do dispositivo fílmico
nacional que restringe e censura o que ainda pode emergir sobre essa subjetividade no
cinema nacional que por um lado humaniza a relação homoafetiva, mas que por outro a
normatiza e revela um ideal que deve ser seguido para que exista a possibilidade de
emergência dentro da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Discurso fílmico; homoafetividade; cinema nacional.
Acesse o trabalho completo, clique aqui.
Sobre o autor:
Rafael Marcurio da Cól é doutorando e mestre do programa de pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp - Araraquara. Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Francesa) pela UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2013). Desenvolveu, durante dois anos, sob orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula, com financiamento FAPESP, um projeto de pesquisa de nível: Iniciação Científica, denominado: "ANTROPOFAGIA MUSICAL BRASILEIRA: o estilo de ser Mutante", no qual pesquisou o estilo da banda Os Mutantes, sob à luz dos estudos do Círculo Bakhtin, Medveded, Volochinov. Sob a orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin, desenvolveu o projeto de mestrado denominado, " ANÁLISE DO DISCURSO FÍLMICO PELA LENTE FOUCAULTIANA: uma arqueogenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro", que tem como intuito analisar as representações de personagens homossexuais no cinema brasileiro, verificando os as representações da homoafetividade no cinema nacional, com base nos estudos de Foucault. Atualmente, sob a mesma orientação desenvolve o projeto de doutorado intitulado, AS RESISTÊNCIAS EM FILMES NACIONAIS SOBRE A DITADURA MILITAR (1994 ? 2018): o método arquegenealógico na análise de discursos cinematográficos, fomentado pelo CNPq. É membro do GEADA (Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara), com área de pesquisa em Letras, com ênfase, em: análise do discurso, filosofia da linguagem, canção, cinema e literatura. E atuação em: língua portuguesa, produção de texto, interpretação, literatura brasileira e língua francesa. (Texto informado pelo autor)
https://homensdebarba.com
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