sexta-feira, 11 de março de 2016

Tese| A constituição da subjetividade feminina em Alfosina Storni: uma voz gritante na América

Leia a tese de doutorado da Profa. Dra Nildicéia Aparecida Rocha . O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin. 



RESUMO 

Esta tese investiga a constituição da subjetividade feminina no discurso literário de textos escritos por mulheres no início do século XX, nos países Hispano-americanos. Para tanto, analisa-se o discurso literário dos poemas em prosa de Alfonsina Storni, quanto ao jogo poeticidade/narratividade, as marcas dialógicas entre os interlocutores e os dispositivos de produção de subjetividade, que conformam a constituição de uma identidade feminina/feminista hispano-americana, na Argentina, nas primeiras décadas do século XX. O marco de referência são os princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso de origem francesa e no desenvolvimento desse campo transdisciplinar no Brasil e na Argentina, especificamente, as contribuições de Michel Foucault, articuladas com a teoria e crítica feminista contemporânea, pós-feministas e foucaultiana, quanto à reflexão interna dos pressupostos teóricos e analíticos da teoria crítica feminista a partir de uma “política da diferença”, da incorporação e da reflexão crítica da proposta foucaultiana sobre as redes de poder entre os indivíduos e desses consigo mesmos por meio de técnicas de si e da governamentalidade, construídas sócio-historicamente. A discursividade literária de Alfonsina Storni revela inquietações na emergente época moderna e vanguardista do mundo hispânico de início do século XX, por um lado, constrói-se na afirmação de ser-mulher-no-mundo, experienciada na vida de maestra e de poeta, que se materializa lingüisticamente em um discurso literário feminino e, por outro lado, também instaura um discurso feminista, de reivindicação e ruptura do discurso patriarcal, tanto em parte de sua poesia como na prosa. O objeto de estudo, Poemas de amor (1926) registra essa ruptura no discurso literário de Storni e apresenta no jogo poesia/prosa um novo construto estético, nas marcas dialógicas um diálogo entre interlocutores, no qual a voz feminina é sujeito discursivo, e a subjetividade feminina/feminista registra um sujeito feminino com gênero, na identidade constituída como múltipla, contraditória e fragmentária. 

Palavras – chave: Alfonsina Storni. Análise do discurso. Discurso literário. Crítica pósfeminista. Identidade feminina/feminista. Subjetividade múltipla. 

Leia o trabalho completo


Sobre a autora:
Nildicéia Aparecida Rocha possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Faculdade Educacional de Medianeira (2004), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara (2009). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Letras - FCL - UNESP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Moderna: Espanhol





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Um comentário :

  1. Nildiceia, parabéns pelo trabalho, para você e Rosário um grande beijo,
    Letícia (ltavares.22@gmail.com)

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