Tese| A constituição da subjetividade feminina em Alfosina Storni: uma voz gritante na América
Leia a tese de doutorado da Profa. Dra Nildicéia Aparecida Rocha . O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin.
RESUMO
Esta tese investiga a constituição da subjetividade feminina no discurso literário de textos escritos
por mulheres no início do século XX, nos países Hispano-americanos. Para tanto, analisa-se o
discurso literário dos poemas em prosa de Alfonsina Storni, quanto ao jogo
poeticidade/narratividade, as marcas dialógicas entre os interlocutores e os dispositivos de
produção de subjetividade, que conformam a constituição de uma identidade feminina/feminista
hispano-americana, na Argentina, nas primeiras décadas do século XX. O marco de referência
são os princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso de origem francesa e no
desenvolvimento desse campo transdisciplinar no Brasil e na Argentina, especificamente, as
contribuições de Michel Foucault, articuladas com a teoria e crítica feminista contemporânea,
pós-feministas e foucaultiana, quanto à reflexão interna dos pressupostos teóricos e analíticos da
teoria crítica feminista a partir de uma “política da diferença”, da incorporação e da reflexão
crítica da proposta foucaultiana sobre as redes de poder entre os indivíduos e desses consigo
mesmos por meio de técnicas de si e da governamentalidade, construídas sócio-historicamente. A
discursividade literária de Alfonsina Storni revela inquietações na emergente época moderna e
vanguardista do mundo hispânico de início do século XX, por um lado, constrói-se na afirmação
de ser-mulher-no-mundo, experienciada na vida de maestra e de poeta, que se materializa
lingüisticamente em um discurso literário feminino e, por outro lado, também instaura um
discurso feminista, de reivindicação e ruptura do discurso patriarcal, tanto em parte de sua poesia
como na prosa. O objeto de estudo, Poemas de amor (1926) registra essa ruptura no discurso
literário de Storni e apresenta no jogo poesia/prosa um novo construto estético, nas marcas
dialógicas um diálogo entre interlocutores, no qual a voz feminina é sujeito discursivo, e a
subjetividade feminina/feminista registra um sujeito feminino com gênero, na identidade
constituída como múltipla, contraditória e fragmentária.
Palavras – chave: Alfonsina Storni. Análise do discurso. Discurso literário. Crítica pósfeminista.
Identidade feminina/feminista. Subjetividade múltipla.
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Sobre a autora:
Nildicéia Aparecida Rocha possui
graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Letras Português/Espanhol
e respectivas literaturas pela Faculdade Educacional de Medianeira (2004),
mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (1999) e Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela
Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara (2009). Atualmente é
Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Letras - FCL - UNESP.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Moderna:
Espanhol
Nildiceia, parabéns pelo trabalho, para você e Rosário um grande beijo,
ResponderExcluirLetícia (ltavares.22@gmail.com)