A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e (inter)discursividade na pintura
Renan Belmonte Mazzola
Maria do Rosário Valencise Gregolin
RESUMO
Este artigo intenciona compreender a dimensão discursiva das pinturas por meio da
análise do discurso ancorada em Michel Foucault. Recorta-se a figura do espelho em
pinturas canônicas com vistas a observar seu funcionamento discursivo enquanto
elemento do enunciado artístico visual. Apresenta três partes: a primeira, que determina
o lugar ocupado pelo discurso estético nos trabalhos de Michel Pêcheux e de Michel
Foucault; a segunda, que se concentra na análise de três pinturas europeias, a saber, As
meninas, de Velásquez; Um bar em Folies-Bergère, de Manet; e As ligações perigosas,
de Magritte; e a terceira parte, que discute a intersecção entre visualidade e
interdiscursividade a partir (a) das reflexões de M. Foucault acerca do discurso estético
e (b) da figura do espelho presente nessas pinturas.
PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso; Discurso estético; Michel Foucault
ABSTRACT
As meninas, Velásquez |
KEYWORDS: Discourse Analysis; Aesthetic Discourse; Michel Foucault