terça-feira, 30 de junho de 2015

Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades

Maria do Rosario Gregolin



RESUMO

A análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social de sentidos, realizada por sujeitos históricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mídia tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mídia brasileira, procura-se mostrar a importância da aproximação entre análise do discurso e estudos da mídia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produção de identidades.

Palavras-chave: Discurso; mídia; identidades; história, memória.

ABSTRACT

Discourse analysis is a field of research which aims to understand the  social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts gen-
erated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of  identities.

Keywords: Discourse; media; identities; history; memory.

Leia o artigo completo
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web-série| AD com Michel Foucault

Web-série| AD com Michel Foucault
Primeira temporada