O que são as luzes? Entre a crítica do presente e os limites de nós mesmos
Juliane de Araujo GONZAGA*
“É preciso
considerar a ontologia crítica de nós mesmos não certamente como uma teoria,
uma doutrina, nem mesmo como um corpo permanente de saber que se acumula; é
preciso concebê-la como uma atitude, um êthos, uma via filosófica em que a crítica do que
somos é simultaneamente análise histórica dos limites que nos são colocados e
prova de sua ultrapassagem possível”.
(FOUCAULT, M. O
que são as Luzes?, 2000 [1984], p. 351).
Quando,
no século XVIII, a noção de “luzes” trouxe ao pensamento filosófico uma via
para a autonomia e a liberdade do sujeito, não se previu a dimensão histórica
que tal atitude evidenciaria no uso da crítica e da razão na Modernidade. A
discussão levantada por Kant sobre a Aufklärung
– no artigo “Was ist Aufklärung”
publicado em jornal alemão no ano de 1784 – define-a como uma “saída”, uma
“solução” que liberta os sujeitos de seu estado de “menoridade”. Por menoridade
Kant compreende a vontade do indivíduo de aceitar e permanecer sob a autoridade
de Outro dotado de razão. Tal perspectiva compreende que é a partir da razão
que o Outro pode nos conduzir estabelecendo uma relação de heteronomia. Ao
problematizar o princípio de Aufklärung, Kant traz à tona a razão como
possibilidade de saída para o sujeito de uma relação de heteronomia para uma posição
de autonomia na sociedade. Nesse sentido, é pelo uso da razão, ou seja, da
atitude do sujeito de raciocinar sobre sua condição em relação aos outros que
ele pode sair da menoridade e alcançar o estado de maioridade.
Para Foucault, a descrição que faz Kant da noção de Aufklärung não se
constitui
adequadamente,
uma vez que produz uma definição “universal” do uso da razão pelos sujeitos. E
é justamente por constituir-se como modelo de raciocínio universal – capaz de
garantir a autonomia e a liberdade a todos os sujeitos que façam uso legítimo
da razão –, que essa perspectiva não pode auxiliar o trabalho do historiador na
análise das transformações sociais, políticas e culturais ocorridas na
Modernidade. Apesar disso, o texto de Kant, segundo Foucault, tem sua
importância por demonstrar ligações entre a reflexão crítica e a reflexão
histórica. O filósofo assinala que a Aufklärung, em Kant, demonstra o quanto
cada sujeito é responsável, no momento presente, por seu próprio processo de
“autonomização” pela razão. Assim, ao pensar as condições de seu presente – o
período iluminista – Kant evidenciou a relação entre a reflexão filosófica e a
constituição de saberes com o presente e as possibilidades para os sujeitos.
É evidente que o artigo de 1784 estabelece relações com as três Critiques de Kant, pois a Aufklärung
surge como “o momento em que a humanidade fará o uso de sua própria razão, sem
se submeter a nenhuma autoridade” (FOUCAULT, 2000, p. 340). Nesse momento a crítica
é necessária, pois define as condições em que “o uso da
razão é legítimo
para determinar o que se pode conhecer, o que é permitido fazer e o que é
permitido esperar” (Ibid., p. 340). Desse modo, Foucault propõe a seguinte
hipótese: a reflexão filosófica de Kant, sobre o uso crítico da razão pelos
sujeitos, constrói os modos como a razão pode
e deve ser mobilizada no momento
presente.
Além disso, Foucault questiona: a emergência da Aufklärung enquanto tradição
racionalista tem como conseqüência a Modernidade e seu desenvolvimento? Ou significa
uma ruptura com os princípios fundamentais do século XVIII? Tendo em vista o
artigo de Kant, Foucault compreende a relação entre a Aufklärung e a
Modernidade muito mais como uma atitude do
sujeito para com a atualidade do que uma época marcada por características
peculiares. Dessa forma, compreender a atitude de modernidade requer a análise
dos modos de pensar e sentir, de agir e conduzir-se do sujeito em relação à
atualidade e às urgências históricas. A atitude de modernidade não implica
reconhecer e aceitar algo de perpétuo na atualidade, mas sim “recuperar alguma
coisa de eterno que não está além do instante presente, nem por trás dele, mas
nele” (Ibid., p. 342). A atitude de modernidade compreende, então, a crítica da
atualidade enquanto acontecimento singular e irrepetível.
Apesar disso, a atitude de modernidade não consiste somente na relação do
sujeito com o presente, mas também em sua relação consigo, o que implica a
tarefa de elaborar a si mesmo. Mais do que um acontecimento histórico complexo,
a Aufklärung, segundo Foucault, indica um tipo de interrogação filosófica que
“problematiza simultaneamente a relação com o presente, o modo de ser histórico
e a constituição de si próprio como sujeito autônomo” (Ibid., p. 345). Mais
adiante, o filósofo verifica ainda que a ligação existente entre a Aufklärung e
o sujeito não corresponde a uma “fidelidade aos elementos de doutrina, mas,
antes, a reativação permanente de uma atitude; ou seja, um ethos filosófico que
seria possível caracterizar como crítica
permanente de nosso ser histórico”[1] (Ibid.,
p. 345).
Imagem: A boy admiring a statuette by candlelight, Joseph Wright, 1766.
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Foucault não se posiciona a favor ou contra a
Aufklärung; o que ele faz é interpretá-la como movimento histórico e filosófico
que culminou num saber determinante e num ethos
filosófico para o sujeito, que lhe indica como deve constituir-se para atingir autonomia
e exercer a liberdade. Considerando o contexto histórico, a pertinência do pensamento
iluminista e a posição ocupada pela reflexão kantiana nas ciências humanas no
final do século XVIII, Foucault conclui que o conhecimento produzido pela
Aufklärung instaurou relações de poder entre os sujeitos e atingiu o limiar de
verdade. Nessas condições, a Aufklärung é interpretada por Foucault como acontecimento
materializado na ciência, na política e na ética, que possibilita nos
analisarmos como seres históricos e, ainda, a estabelecermos os limites de nós
mesmos. O acontecimento da Aufklärung, conforme assinalado por Foucault,
corresponde a uma movimentação de saberes nas ciências humanas que determina o
que nos é permitido ser num presente
específico, por meio do uso da razão.
Para finalizar, um breve retorno às perspectivas aqui traçadas. A atitude
proposta pela Aufklärung, em Kant, evidencia uma crítica dos limites que o
conhecimento deve renunciar e transpor para a constituição dos sujeitos. Já
para Foucault, o acontecimento da Aufklärung é compreendido como positivo, na
medida em que produz atitudes necessárias, singulares e contingentes aos
sujeitos, resultantes das imposições arbitrárias das correntes filosóficas, das
instituições de saber e dos posicionamentos políticos. O que pretende Foucault,
ao retornar ao artigo de Kant, é demonstrar que as regras instauradas pelos
usos da crítica e da razão na Modernidade contribuem para a legitimação de uma
via filosófica para os sujeitos em suas relações com os outros, bem como para
cada sujeito na elaboração de si mesmo. Em suma, a crítica de Foucault busca, a
partir das condições históricas do presente e das relações de poder entre os
sujeitos e o conhecimento, analisar as verdades construídas pela reflexão
filosófica.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FOUCAULT, M. O que são as luzes?
In: ______ . Ditos e escritos II –
arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2000, p. 335-351.
* Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em
Lingüística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
– FCLAr/UNESP. Bolsista CAPES. Email para correspondência: gonzagajuliane@gmail.com.
[1] Grifo
meu.