As materialidades do discurso fílmico sob a lente foucaultiana: em foco o beijo homossexual
Rafael Marcurio da Cól
Maria do Rosário
Gregolin
(GEADA/UNESP/Araraquara)
Resumo
Nesse trabalho discutiremos as
materialidades do discurso fílmico sob a luz da Análise do Discurso, derivada
da fortuna teórica de Michel Foucault. Para tanto, traçaremos um percurso de
três etapas. Num primeiro momento, colocaremos à baila trabalhos de dois pesquisadores
sobre o discurso fílmico dentro da Análise do Discurso, Lagazzi e Milanez. Para
discutir como esses dois pesquisadores trabalham com filmes dentro de suas
linhas de pesquisa. Em um segundo momento, podemos nos aproximar desses
trabalhos e sugerir elementos necessários para a análise do sujeito
homossexual, com base no pensamento foucaultiano e nos filmes elencados como
corpus. Por fim, o terceiro momento, analisar materialidades na construção da
representação do sujeito homossexual em cenas de beijos em quatro filmes:
“Beijo no Asfalto” (1981), “Carandiru” (2000), “Madame Satã” (2001) e “Hoje Eu
Quero Voltar Sozinho” (2014).