quarta-feira, 30 de março de 2016

Diálogos entre Foucault e Panofsky: materialidades da pintura e deformações corporais

por Renan Mazzola 

 Resumo:

 Este artigo a) explicita o diálogo existente entre Michel Foucault e Erwin Panofsky; b) analisa aspectos estéticos das deformidades corporais na arte. A teoria da arte que subjaz às análises foucaultianas das materialidades pictóricas ancora-se nos estudos de Panofsky. Esse diálogo evidencia-se na fase de “interpretação iconológica”, em que a sintomatologia cultural encontra lugar de destaque. Essa sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três obras de arte europeias: As três graças, de P. P. Rubens; O nascimento de Vênus, de S. Botticelli; e Tétis implorando a Júpiter, de J. A. D. Ingres. Palavras-chave: Michel Foucault, Erwin Panofsky, discurso, pintura. corpo.

Résumé:

 Dialogues entre foucault et panofsky: matérialités de la peinture et difformités corporelles. Cet article a) précise le dialogue existant entre Michel Foucault et Erwin Panofsky; b) analyse les aspects esthétiques de difformités corporelles dans l'art. La théorie de l'art qui sous-tend l'analyse foucaldienne de la matérialité picturale est fondée sur des études de Panofsky. Ce dialogue est évident dans la phase d '«interprétation iconologique», dans laquelle la symptomatologie culturelle trouve sa place de premier plan. Cette symptomatologie est recherchée dans les analyses que nous effectuons sur trois œuvres de l'art européen: Les trois grâces, de P. P. Rubens; La naissance de Vénus, de S. Botticelli; et Thétis implorant Jupiter, de J. A. D. Ingres. Mots-clés: Michel Foucault, Erwin Panofsky, discours, peinture, corps.

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